Offline
Motoristas não Respeitam corredores de ônibus em ruas de Rio Preto
06/01/2020 15:59 em Novidades

Os corredores de ônibus de São José do Rio Preto (SP) começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira (6). Contudo, diversos motoristas e motociclistas foram flagrados trafegando nas faixas exclusivas durante o horário proibido.

 

Na rua João Mesquita, principal acesso dos ônibus ao novo Terminal Urbano, inúmeros motoristas não respeitaram as placas e disputaram espaço com os veículos de transporte público.

 

A situação também se repetiu nas ruas Pedro Amaral, General Glicério, Bernardino de Campos, XV de Novembro, Antônio de Godoy, Tiradentes e nas avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt, João Bernardino de Seixas Ribeiro, Mirassolândia, Doutor Ernani Pires Domingues e Philadelpho Gouveia Neto.

Com o funcionamento das faixas a partir desta segunda-feira, os corredores devem ser usados exclusivamente pelos ônibus das 5h às 8h e das 16h30 às 19h30, exceto aos domingos e feriados. Fora desses horários o tráfego será liberado para outros veículos.

 

Enquanto isso, o estacionamento de veículos também só é autorizado das 20h até às 5h. O lado esquerdo continuará liberado, como era antes da inauguração dos corredores. Somente na avenida Mirassolândia o estacionamento também é permitido das 8h às 16h30.

 

Fiscalização

Na primeira quinzena de fiscalização, a Guarda Civil Municipal (GCM) estará apenas orientando os motoristas. Neste período, as multas são apenas em último caso, por exemplo, quando o motorista estaciona o veículo por muito tempo.

 

Segundo o diretor da GCM de Rio Preto, Silvio Pedro da Silva, alguns ajustes ainda deverão ser feitos.

 

“É como um teste. Vamos colocar para funcionar e fiscalizar como a lei manda, mas vamos orientar para que todos possam ganhar com isso. Nós pedimos a colaboração de todos para que os corredores funcionem", diz Silvio.

 

Apesar das orientações, a GCM já está autorizada a aplicar as multas. Confira os valores das multas e pontos na carteira:

 

Uso do corredor nos horários proibidos: R$ 293,47 + 7 pontos na carteira;

Estacionar o carro no corredor nos horários proibidos: R$ 195,23 + 5 pontos na carteira.

Para os usuários do transporte público, os corredores otimizam o tempo do percurso. A redução do tempo de viagem é de seis a 10 minutos de diferença. Somente na avenida Alberto Andaló, a redução média foi de seis minutos.

COMENTÁRIOS