Offline
Scania terá caminhão autônomo sem cabine no Brasil em 2023
12/09/2020 07:59 em Novidades

A Scania terá uma operação com caminhão autônomo de nível 4 no Brasil em 2023. O modelo, que não tem cabine e, portanto, opera sem motorista a bordo, vai atuar em uma operação de mineração em Minas Gerais. A informação é do diretor-presidente da Lots Group Latin America, startup que pertence à Scania, Huber Mastelari.

 

A operação do caminhão só será possível por se tratar de um ambiente confinado. Embora o veículo possa rodar sozinho, haverá um motorista treinado controlando a operação à distância. O objetivo é garantir a segurança e reduzir o risco de ocorrência de acidentes.

 

Mastelari conta que a Scania começou a desenvolver tecnologias de condução autônoma na Suécia em 2016. Em 2018, a marca iniciou testes no Brasil, que servirão de base para a empresa oferecer os novos sistemas na América Latina. Na Austrália, também em 2018, a marca do grifo começou a avaliar o caminhão autônomo em operação na mina da Rio Tinto. A Unidade é baseada em um caminhão off-road XT. E há um plano para 2023 de trazer uma operação semelhante ao da Rio Tinto para o País.

Vale lembrar que, em 2019, a marca apresentou o AXL, um caminhão autônomo sem cabine (foto abaixo). No Brasil, o modelo não será o AXL, mas é possível que seja um protótipo bem parecido, também sem cabine.

 

COMENTÁRIOS