Offline
Toyota e Hino farão caminhão movido a hidrogênio
09/04/2020 14:04 em Novidades

A Toyota fechou um acordo para o desenvolvimento de caminhões pesados movidos a célula de combustível com a fabricante japonesa Hino Motors, que é sua subsidiária. O sistema utilizado será o mesmo do Toyota Mirai, um dos mais empolgantes projetos de carros movidos a hidrogênio, cujo sucesso é crescente no Japão. A autonomia a ser estabelecida para é de aproximadamente 600 km, a mesma do Mirai. Recentemente, a Toyota revelou a segunda geração do Mirai.

 

As duas empresas pretendem combater os problemas ambientais do planeta, algo que está na essência das decisões e estratégia corporativas. As companhias declararam metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2 até 2050 e estão desenvolvendo tecnologias de veículos elétricos para uso em larga escala na sociedade. Para obter reduções adicionais nas emissões de carbono, as marcas entendem a necessidade urgente em melhorar o desempenho ambiental de caminhões pesados, pois representam cerca de 60% do total de emissões de CO2 de veículos comerciais no Japão.

O caminhão movido a hidrogênio nesse projeto de desenvolvimento conjunto é baseado no Hino Profia. Segundo os fabricantes, esse modelo busca retirar o máximo proveito das tecnologias cultivadas pela Toyota e pela Hino ao longo dos anos. O chassi foi especialmente projetado para acomodar a célula de combustível, e medidas estão sendo tomadas para redução de peso e garantir uma capacidade de carga suficiente. O trem de força está equipado com duas pilhas de células de combustível da Toyota, recentemente desenvolvidas para a nova geração do Mirai. O caminhão Profia adiciona controle de direção com aplicação de tecnologias para veículos híbridos pesados, especialmente desenvolvidas pela Hino. 

 

COMENTÁRIOS