Offline
Dicas para Não Cair no Golpe do Falso Frete ou Envelope Vazio da OLX
01/04/2020 10:14 em Novidades

Dicas - Cassio Ribeiro

Nos dias atuais, com grande número de golpes aplicados por estelionatários, a Emissora Motorista FM precupada com a categoria, iniciou esta publicidade nas redes sociais.

 

 

FALSO FRETE

1) Mantenha canais de comunicação com filhos e parentes em geral (em especial adolescentes), nunca comece uma conversação informando onde está, nome de parentes, sempre questione, quem e por que quer saber. No primeiro contato trate o “filho falso” por nome diferente e se ele atender tenha convicção de que se trata de golpe ;

 

2) Sempre exija, para o caso de o fato ser verídico, prova de que aquela pessoa é mesmo quem diz ser, perguntando sobre algo bem pessoal, roupa, nome da madrinha, data especial, cicatriz, etc.

 

3) Sempre comunique uma segunda pessoa para que esta tente entrar em contato com a vítima sequestrada e verificar a veracidade do fato;

 

4) Salve no celular os números utilizados pelo perpetrador;

 

5) Avise imediatamente a polícia, muitas das vezes se consegue bloquear a conta corrente e recuperar o ativo repassado aos criminosos;

 

6) A exigência do depósito indica que o criminoso está distante e não possui ele mesmo condições de receber o dinheiro, por isso alguém vai se arriscar indo até o banco, se a informação chegar à polícia, ainda durante as ligações, é possível prender o autor em flagrante, ainda que em outro Estado;

 

7) Essa modalidade de golpe vem e vai, mas a pena de sequestro é muito alta para que marginais se arrisquem por quantias exíguas;

 

8) Por fim, sempre negocie, informe que está distante do banco, pergunte onde é a agência mais próxima, pois na maioria das vezes o perpetrador se encontra preso, é de outro Estado e terá dificuldade em responder, contudo, ele pode contar com colega de cela que seja do nosso Estado, e nessa situação pode se afirmar que tal agência fechou, de toda forma importante ganhar tempo;

 

9) passe propositadamente informações erradas ao caixa da lotérica ou do banco, isso dará tempo a segunda pessoa localizar a pessoa que em tese está sequestrada. As precauções não se encerram aí, mas em linhas gerais pode-se ganhar tempo até se ter a certeza de que ninguém foi sequestrado.

 

GOLPE NA OLX

Dicas para não cair no golpe da falsa transferência ao vender na OLX

Comprador educado e com boa aparência

Primeiramente, é importante estar atento as características comum do golpe. Antes de mais nada, o golpista é sempre uma pessoa educada, de boa aparência e que fala corretamente. Isso para não aumentar suspeitas. Nos casos em que fui abordada por golpistas, sempre eram pessoas com ótimo português e que não falavam gírias.

 

Abordagem pelo WhatsApp

Então, em resumo, ele vai te abordar pelo WhatsApp, fazer algumas perguntas básicas sobre seu produto, e vai falar que vai transferir o dinheiro pelo banco e mandar alguém buscar o produto com você. Comigo, já ocorreu do golpista falar que ia mandar o motorista buscar o caminhão,   e também mandar alguém da família vir buscar. Nunca é o próprio comprador, porque ele quer passar a imagem de ser uma pessoa que trabalha muito e não tem tempo.

 

Outra pessoa buscará o produto

Outro detalhe importante é que a pessoa parece alguém sem tempo e que trabalha bastante. Isso para reforçar ainda mais a ideia de que ele tem dinheiro para pagar o veículo. Além disso, essa pessoa não vai tentar barganhar um desconto, como acontece muitas vezes em negociações de compra e venda na OLX, Mercado Livre ou Facebook Marketplace. Ele se propõe a pagar o valor inteiro e à vista.

 

Final de expediente bancário

Outro detalhe importante é que esse golpista vai sempre abordar você pelo WhatsApp na véspera de feriado ou sexta-feira, pois ele vai usar o horário bancário para explicar por que o dinheiro não caiu na sua conta.

 

Comprador não se preocupa com detalhes do produto

Além disso, reparei que muitos desses golpistas não perguntam sobre as reais condições do seu aparelho como um comprador realmente interessado. Por exemplo, eu anunciei um iPhone 8 com 5 meses de uso. Ou seja, ele ainda tem 7 meses de garantia.

 

Inseri diversas fotos reais do caminhao  para comprovar que ele está em ótimo estado de conservação. Mas nas fotos, há detalhes sobre o caminhao  que não ficam evidentes, como a vida útil do motor, parte elétrica,  e detalhes que o comprador verdadeiro geralmente pergunta.

Nenhum dos golpistas perguntaram sobre esse detalhe, o que demonstra que, para eles, o real estado do aparelho não é o mais importante, e sim apenas concretizar a venda.

Como acontece o envelope vazio?

Após “fechar negócio” com você, o golpista vai pedir o número de sua conta para fazer o golpe da falsa transferência. Ele irá até um caixa eletrônico no banco e vai fazer um depósito por envelope. O detalhe é que o envelope estará VAZIO, sem nenhum centavo dentro.

 

No entanto, o caixa eletrônico não é capaz de identificar o envelope vazio. Apenas quando esse envelope cair na mão dos funcionários do banco, no momento da conferência, é que vai ser constatado que não há valores no envelope. Entretanto, na hora que ele aplicar o golpe da transferência para sua conta, ele receberá do caixa eletrônico um comprovante de transferência com os valores que ele digitou no caixa eletrônico.

 

 

COMENTÁRIOS