Offline
Ônibus pega fogo em protesto de motoristas no terminal de Campinas por falta de aumento
07/06/2019 20:40 em Novidades

Um ônibus da VB Transportes pegou fogo no Terminal Ouro Verde, em Campinas, no final da tarde desta sexta-feira (7). O ônibus estava parado pois os motoristas cruzaram os braços nesta sexta, por volta de 14h30. 

 

Os funcionários reclamam que parte do salário foi transformado em vale-refeição. Segundo eles, dois usuários do terminal colocaram fogo no veículo e fugiram. O fogo foi controlado rapidamente e ninguém se machucou. 

 

Um segundo ônibus também começou a pegar fogo, no banco do motorista. Mas as chamas não se espalharam e não houve muita fumaça. No primeiro ônibus, de acordo com a GM (Guarda Municipal), a fumaça foi intensa pois o fogo atingiu a fiação elétrica do ônibus.  

Em nota, o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) disse que "é inadmissível que os usuários do transporte urbano em Campinas sejam prejudicados por questões internas que envolvem a disputa de poder no Sindicato dos Rodoviários". 

 

Segundo o SetCamp, na terça-feira desta semana, os trabalhadores da categoria, em assembleias realizadas às 10h e às 16h, aprovaram um reajuste de 5% sobre o salário do dia 1º de maio, além do atendimento da reivindicação de transformar o vale-refeição em vale-alimentação e, no caso específico dos motoristas, ficou estabelecido o pagamento de vale-refeição no valor de R$ 400 no dia 15 de todo mês. 

 

"O reajuste dos salários, inclusive, superou o índice inflacionário de 4,76% (IPC), ou seja, em um cenário de crise econômica e desemprego, as concessionárias atenderam a reivindicação da categoria. Nem as transportadoras e tampouco a população que depende do transporte podem ficar reféns e aceitar a situação atual, na qual existe uma disputa pelo poder dentro do sindicato", disse Paulo Barddal, diretor de comunicação do SetCamp. 

 

COMENTÁRIOS