Offline
Moradores de Brumadinho protestam contra falta de transporte público
15/03/2019 10:12 em Novidades

Moradores de mais um distrito de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, protestaram contra problemas que surgiram depois do rompimento da barragem da Vale. Nesta quinta-feira, cerca de 80 pessoas da comunidade de São José do Paraopeba foram às ruas exigir a volta de um horário de ônibus e reclamar das condições dos veículos que atendem o povoado. 

No início da manhã, eles montaram uma barricada e atearam fogo para fechar a via de acesso a Moeda, o que deixou o trânsito lento. O objetivo era permanecer no local até receber uma resposta da empresa de ônibus ou da prefeitura. 

O vigilante Leandro dos Santos, um dos representantes do distrito, disse que a linha que liga a comunidade a Brumadinho funcionava em quatro horários: 5h, 7h30, 11h e 15h. No entanto, 

desde 25 de janeiro, quando a barragem se rompeu, a empresa de ônibus cortou o horário das 11h. “Os ônibus estão lotados, é uma distância longa passando pela Vale e os veículos não têm condições de viagem”, explica

Segundo ele, por conta do desvio pela área da mineradora, a viagem que durava uma hora e meia agora é feita em três horas. “Está demorando por causa da distância e, com o corte do ônibus das 11h que passava por São José, a demanda do ônibus de 7h30 que vai para Brumadinho triplicou. Quando chega o das 15h não dá para fazer nada. O retorno do horário de 11h seria essencial”. 

COMENTÁRIOS