Offline
Motoristas de aplicativo são impedidos de trabalhar por taxistas em Foz do Iguaçu
20/10/2018 10:32 em Tecnologia

Confusão foi registrada em frente a um hotel na Avenida Brasil, no Centro da cidade, na manhã desta sexta-feira (19).

Motoristas de aplicativo de transporte de passageiros foram impedidos de trabalhar por taxistas na manhã desta sexta-feira (19) em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

 

A discussão, em frente ao um hotel na Avenida Brasil, no Centro da cidade, foi registrada com a ajuda de um telefone celular. Assista ao vídeo.

 

Nas imagens é possível ver quando um motorista de aplicativo é cercado por taxistas quando se preparava para pegar passageiros para uma corrida.

 

Meia hora depois, outro motorista foi impedido de trabalhar no mesmo local.

 

O homem, que prefere não se identificar, disse que os taxistas exigiram que ele apresentasse documentos comprovando que tem autorização para trabalhar.

 

Ainda pela manhã, vários motoristas de aplicativos foram até a delegacia da Polícia Civil em apoio aos colegas. De acordo com eles, situações como esta têm sido recorrentes.

 

O advogado que representa os motoristas de aplicativos, Herman Aguilera, orientou os profissionais e registrou queixa na delegacia.

 

“Nós entendemos que o que aconteceu hoje é um atentado à liberdade de trabalho e não pode acontecer com nenhuma pessoa que exerça uma atividade lícita. A profissão de motorista de aplicativo é regulamentada por municipal e lei federal. O motorista que foi preterido do exercício do trabalho hoje estava completamente regular”, disse Aguilera.

 

Em Foz do Iguaçu, cerca de 120 motoristas de transporte por aplicativo estão legalizados.

 

Taxistas também estiveram na delegacia para justificar a ação.

 

Fiscalização

O Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) informou que está ciente da confusão e disse que apenas o órgão tem autoridade para fiscalizar o exercício da profissão tanto de motoristas de aplicativos quanto de taxistas.

 

Caso fique confirmado que os motoristas impedidos de trabalhar estavam devidamente legalizados, completou o Foztrans, os taxistas envolvidos e identificados poderão ser punidos e até ter o registro cassado.

 

Em nota, o Sindicato dos Taxistas (Sinditaxi) destacou que não apoia o episódio e que orienta os motoristas filiados a não se envolverem em confusões, que confia na fiscalização do Foztrans e que repudia qualquer tipo de incitação a violência.

 

COMENTÁRIOS