Offline
Dois caminhões usam área de escape e evitam tragédia na BR-376/PR
26/07/2021 14:31 em Novidades

A área de escape do km 667,3, em Guaratuba/PR, sentido Santa Catarina, ajudou a evitar dois acidentes na última sexta-feira (23), mas por pouco não terminou em tragédia. Dois caminhões carregados entraram no espaço após perderem o sistema de freios na descida da Serra do Mar. O trecho é o mesmo que o ônibus do time de futsal de Umuarama tombou e matou duas pessoas no começo de julho.

De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela administração do trecho, a primeira entrada aconteceu às 16h23, após o motorista de uma carreta carregada com 19 toneladas de calcário notar perda de freios no km 666. Conhecedor do dispositivo, o motorista manobrou o veículo e adentrou 60 metros, parando em segurança no local.Enquanto as equipes da Litoral Sul realizavam a retirada do caminhão, outro motorista precisou utilizar do espaço, próximo das 17h. Após falha nos freios no km 665, ele manobrou o veículo, carregado com 29 toneladas de carne, até a área de escape e desviou da carreta que já estava no local. Os dois motoristas saíram ilesos.

O guincho que iria retirar o primeiro caminhão ficou posicionado bem na faixa de rolagem de entrada da caixa de desaceleração. O outro caminhão desviou os dois veículos utilizou o trecho final, colidindo com os tambores de água que ficam ao final do dispositivo de segurança.

 

Desde a inauguração em 2019, os profissionais da concessionária atenderam 75 entradas na Área de Escape do km 667,3, salvando 146 vidas até o momento.

 

COMENTÁRIOS