Offline
Construção de usina de energia irá gerar 1,5 mil vagas no MS
16/03/2019 16:29 em Novidades

A Eldorado Brasil, empresa controlada pela J&F Investimentos e a Paper Excellence, prevê iniciar no próximo mês a construção da Usina Termoelétrica Onça Pintada, em Três Lagoas. De acordo com o diretor industrial da empresa, Carlos Monteiro, durante a obra haverá um pico de contratação que pode chegar até 1,5 mil trabalhadores. O investimento do projeto é de R$ 328 milhões.

 

A previsão é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2020, com a operação da usina prevista para janeiro de 2021, com a oferta de energia para o sistema elétrico nacional.

A empresa Fortes Engenharia, de Vitória (ES), será a responsável pela execução do projeto civil da usina. Os equipamentos serão fornecidos pelas empresas CBC, Siemens e Andritz.

Para a Eldorado, a usina será “um marco para a energia verde” no Brasil por utilizar tocos de eucalipto como biomassa para a produção de energia elétrica. Além da viabilidade econômica, o projeto é sustentável e completa o ciclo de 100% de aproveitamento do cultivo de eucalipto pela empresa no Mato Grosso do Sul.

 

MUDANÇA

 

Originalmente, o empreendimento seria instalado em Selvíria, a 70 quilômetros de Três Lagoas. Entretanto, estudos apontaram que o ideal é a planta da empresa em Três Lagoas, o que levou a Eldorado a pedir nova licença ao Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), em janeiro deste ano.

A usina terá capacidade de 50 MWs (megawatts) e será a primeira geradora de energia a partir de biomassa de eucalipto em Mato Grosso do Sul. Outra usina do tipo deverá ser instalada em Aparecida do Taboado. 

Em razão da instalação da usina em Três Lagoas, a empresa terá que destinar R$ 1,7 milhão em compensação ambiental ao Imasul, em decorrência dos impactos ocasionados pelo funcionamento do empreendimento no município.

COMENTÁRIOS