Offline
Gentileza leva motorista de ônibus de Juiz de Fora a receber homenagem em rede nacional
14/01/2019 08:05 em Novidades

Amor à profissão: torresmos, gentileza e carinho

Natural de Dona Euzébia, aos 65 anos, vivendo em Juiz de Fora desde os 15, ele contabiliza quase 50 de profissão divididos entre cobrador, motorista de caminhão, ônibus de viagem e ônibus urbano. Neste domingo (13), José Luiz Duarte volta ao volante de um dos veículos da linha 524, São Mateus e estendendo a mão aos passageiros.

 

"Eu cumprimento, sempre foi assim, desde o tempo na roça. Então trouxe isso para o ônibus. Antes de sair da rodoviária, tinha o prazer de chegar até o corredor do ônibus, cumprimentar a todos, me apresentar, desejar boa viagem. Por que no urbano vou ser diferente? Muitos falam que motorista e cobrador são mal educados, mas de mim tenho certeza de que não podem falar", afirmou.

 

Duarte ressaltou que os passageiros são os patrões porque "sem passageiro, não teria emprego". Ele contou que, por já conhecer quem mora no bairro e usa a linha, ao sentir falta de uma pessoa, costuma ligar para saber se está bem e até mesmo se perdeu a hora.

 

Motoristas, motociclistas buzinam quando passam pelo veículo que ele dirige e ele sempre responde com outras duas buzinadas. A paciência com a movimento na Rua Oswaldo Aranha, por onde passa várias vezes diariamente, rendeu primeiro o torresmo como presente. E o que ele fez? Compartilhou como os passageiros.

 

“Quando eu passava em frente ao bar, eles me davam porque diziam que eu era muito educado, pedia licença, não xingava. Aí começaram a chegar na porta do ônibus, com pratinhos, querendo que eu tirasse um torresmo. Pensei que teria que arrumar uma sacolinha pra pegar um de cada um. Depois, o dono do bar também começou a me dar, de vez em quando, um pacotinho. Agora, na maioria das vezes, eu compro para dar aos passageiros", explicou.

 

O relacionamento construído com todos que transporta diariamente em Juiz de Fora rendeu ao José Luiz Duarte uma moção de aplauso da Câmara Municipal em fevereiro de 2018, pela forma como exerce o ofício de motorista. Para ele, a vida é pautada pela ética que aprendeu desde cedo.

 

COMENTÁRIOS