Offline
Curiosidades: Os 10 países que mais produzem alimentos no mundo, Brasil ocupa 2º lugar
08/11/2018 21:07 em Novidades

Nesta seleção estão em destaque os 10 países maiores exportadores de alimentos do mundo. Considera-se a receita de exportação total atingida e a porcentagem da quota das exportações globais e alimentos para cada país. Os dados exigidos têm procedência da Organização Mundial do Comércio, e Divisão de Estatística da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas. 

10° MALÁSIA A renda anual de exportação de alimentos é de 26 bilhões de dólares, e a quota em exportação mundial de alimentos é de 1.7%. Este país exótico asiático é mais conhecido por uma produção elevada de arroz, que é um componente crucial na dieta da Malásia todos os dias. No entanto, sua produção de arroz está principalmente ali para atender as necessidades internas, e a maioria do lucro vem da exportação de óleo de palma, pimenta, abacaxi, e carne. 

9° TAILÂNDIA A renda anual de exportação de alimentos é de 31 bilhões de dólares, e a quota em exportação mundial de alimentos é de 2.1%. Outro país muito conhecido pela produção de arroz, a Tailândia é um dos principais exportadores desta cultura no mercado global. A agricultura neste país é altamente competitiva e constantemente em desenvolvimento, apesar do aumento das temperaturas e menos chuvas a cada ano, resultando em exportação melhorada de peixe, abacaxis, e camarões congelados. 

8° AUSTRÁLIA A renda anual de exportação de alimentos é de 32 bilhões de dólares. E a quota em exportação mundial de alimentos é de 2.2%. O país tem 61% de sua superfície total coberta com fazendas, e a participação da agricultura e setores relacionados no seu PIB total é em torno de 12%. O trigo é o principal produto em termos de quantidade e renda de exportações, seguido de cereais, oleaginosas, leguminosos de grão, para consumo humano e animal.

 7° INDONÉSIA A renda anual de exportação de alimentos é de 36 bilhões de dólares. E a quota em exportação mundial de alimentos é de 2.4%. A agricultura é um dos setores chave na economia da Indonésia, oferecendo 14.4% do PIB total do país e oferecendo empregos para 49 milhões de pessoas, que é 41% da força de trabalho da Indonésia. Trata-se de suas plantações enormes, principalmente com foco em produção de alimento para exportação, entre os quais o óleo de palma é a principal fonte de renda, seguido por cocos, pimenta, e vegetais. 

6° ÍNDIA A renda anual de exportação de alimentos é de 37 bilhões de dólares. E a quota em exportação mundial de alimentos é de 2.5%. O maior problema para Índia é sua dependência de monções, observando como apenas 35% de sua terra é irrigada de forma confiável. Isto, no entanto, não os interrompe de ser um dos principais exportadores do mundo de arroz, manteiga e especiarias. 

5° ARGENTINA A renda anual de exportação de alimentos é de 38 bilhões de dólares, e a quota em exportação mundial de alimentos é de 2.5%. A agricultura é um dos pilares da economia da Argentina. O país é bem conhecido pela produção de carne, principalmente carne de vaca, mas após o setor ter sido modernizado, a exportação de soja, semente de girassol, milho, e trigo tem aumentado de modo significativo, provando a ser muito rentável, e tornando a Argentina um dos principais exportadores de alimentos no mundo. 

 

4° CANADÁ A renda anual da exportação de alimentos é de 49 bilhões de dólares. A quota em exportação mundial de alimentos é de 3.3%, sendo de grande destaque. O Canadá tem uma das agriculturas mais desenvolvidas do mundo, classificando como um dos principais 10 países na produção e exportação de vários produtos, incluindo batatas, ervilha, diferentes tipos de frutos, óleos e claro, o que deve ser a marca registrada deste país, o xarope e açúcar de bordo. 

3° CHINA A renda anual de exportação de alimentos é de 63 bilhões de dólares. A quota em exportação mundial de alimentos é de 4.3%. A economia tem rapidamente se expandindo nas últimas décadas, e sua agricultura é um fator vital neste crescimento. Apesar das grandes necessidades por consumo interno, o país é também um dos principais exportadores, com frutas, vegetais, nozes, e carne sendo os produtos mais rentáveis. 

2° BRASIL A renda anual de exportação de alimentos é de 79 bilhões de dólares. A quota em exportação mundial de alimentos é de 5.3%. A agricultura sempre tem sido base da economia do Brasil. Em torno de 30% do território total do país é usado como terra cultivável. O Brasil é coroado como o império do café, mas, além disso, é também o maior exportador mundial de soja, carne de vaca e cana de açúcar. 

1° ESTADOS UNIDOS A renda anual de exportação de alimentos é de 149 bilhões de dólares. E a quota em exportação mundial de alimentos é de 10%. A mecanização e melhoramentos em semente transformaram a agricultura em uma grande indústria neste país. Com 922 milhões de acres de terra agrícola, as necessidades internas muito menores do que as da Índia e China, os Estados Unidos têm crescido em um gigante de exportação de alimentos, oferecendo grande variedade de produtos, entre os quais milho, trigo, soja, e carne geram o maior lucro. 

 

COMENTÁRIOS