CULTURA - MOTORISTA FM visita Edifício Itália, um dos cartões postais de SP
15/05/2018 - 19h40 em NOTICIAS 2018

Querendo conservar na terra nativa adoptiva a evocação e as tradições da terra mãe-nativa, um grupo de italianos fundou, em 1911, o círculo italiano de Saint Paul, aqui na bóia considerada rua da maneira, 85. E o siccome nesta terra “quando a planta algo, olha sempre as frutas”, a entidade acompanhou o ritmo acelerado de Piratininga (nós devemos excluir uns dez de anos da interrupção, por causa da segunda guerra de mundo).

Do R. visto bóia (13/04/1911) o círculo passado a largamente dsi mesmo (o 03/1915), do largo dsi mesmo ao avoirdupois São Luiz (06/12/1923), do avoirdupois São Luiz ao Rua Conselheiro Crispiniano (1956), do Rua Conselheiro Crispiniano ao Avenida Higienópolis (1958), do avoirdupois Higienópolis retornado ao avoirdupois S. Luís no Italy de construção (1965). E permanecer-se-ia nessa mansão se o Avenida São Luís - e com ela todo o Saint Paul - foi permanecido do estilo do provincialesco.

Mas, o Avenida São Luís, foi transformado no coração da cidade. Havia uma necessidade de funcionar aos abrigos. E então a idéia levantou-se para demulir a mansão velha, erigindo, a seu lugar, uma construção que acomodasse “na maneira larga, digno e no lussuoso” o centro novo do círculo italiano. Seno da circunstância aqui não: O edifício de Italy teve que ser chamado.

SUA PEDRA FUNDAMENTAL

Assinou o contrato, em 1954, com a empresa oito Meinberg, porque a construção do edifício muito dreammed, dois anos após começou as atividades intensas com a inauguração da primeira pedra. Nas cláusulas constava estipulado que, em troca da cessão da terra, o círculo, proprietário comum de Como, receberia um ar de 7.200 m.2 construídos, além da mansão no avoirdupois Higienópolis como o centro provisório durante a construção. Concluiu o trabalho, a parte adquirida de bens imobiliários seria vendida, e com ela acontece fornecê-los-ia as instalações do centro novo.

E assim era. O círculo é proprietário, no edifício de Italy, do sottosuolo, parte do rés-do-chão, dos mezaninos, 1° e 2°, parte de 3° e a outro três plantas do bloco vertical (estas últimas affittati ao terceiro).

No sottosuolo um teatro - Auditorio Italy - com habilidade para 350 espectadores foi construído, equipado de paredes acústicas. O salão da recepção, as barras e o restaurante trabalham lentamente ao 1º.

Em 2° que o mezanino lá é os salões do jogo, o drawing-room sabe, ele da leitura, a barra e o terraço. Há então o salão da beleza, o salão do barbeiro e a biblioteca. Na vigia foi instalado a escultura, chamada CAVALO RAMPANTE de PERICLE FAZZINI, doado em 1974 do governo italiano

No círculo italiano diverso o artististiche, cultural, o beneficenti e as manifestações caritativas são social verdadeiro vindo. (você vê o local de www.circoloitaliano.com.br)

Seu restaurante, de proporções largas e de sistemas modernos, está em uma posição a oferecer a 800 a refeição morna ao dia. Lá também os banquetes e outras comemoração múltiplas são realizados, além dos eventos sociais os mais variados.

COMENTÁRIOS